Estratégias para adaptar sua empresa à crise do Covid19

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Com a disseminação do novo coronavírus, surgiu uma pandemia que está afetando gravemente todas as esferas da sociedade, o que inclui a economia e certamente o mercado em que a sua empresa está inserida.

Por causa da suspensão de serviços e o fechamento temporário das empresas para a contenção da contaminação em massa, muitas empresas estão a poucos passos de entrar profundamente no vermelho, tendo problemas para manter suas folhas pela falta de receita.

Obtenção de crédito

Para qualquer empresa superar a crise, é preciso manter suas contas fechando. Por conta disso, é muito lógico que as operações da empresa estejam em dia com a geração de receita, mas já sabemos que isso não está sendo possível, de modo geral.

Visando contornar esse problema e prolongar o oxigênio dos pulmões do seu negócio, a obtenção de capital de giro por via de terceiros pode ser a diferença entre sua empresa fechar ou sobreviver.

Entre as opções de linhas de crédito, pode-se encontrar a Proger Urbano Capital de Giro, criada pelo Governo para auxiliar as empresas nesse momento difícil.

É importante ressaltar que a obtenção de crédito não é uma solução que sozinha irá ser suficiente para salvar sua empresa da crise. É importante que outras estratégias sejam implantadas na sua empresa, como as próximas.

Home office

A principal solução para tentar contornar todo esse problema é a prática do home office. O trabalho remoto é possível em algumas empresas, e de fato torna possível a produtividade mesmo com a empresa fechada.

Porém, essa estratégia não é das mais simples de ser implantada. Além de desafios como a infraestrutura dos colaboradores para executarem suas tarefas de casa, a distância combinada com uma má gestão da força de trabalho pode resultar em equipes desmotivadas, desfocadas e improdutivas.

Apesar disso, é interessante ressaltar que o home office é uma medida extremamente eficaz para garantir a segurança dos seus colaboradores, além de ser uma ferramenta interessante para diminuição de custos variáveis da sua empresa (falaremos mais disso depois).

Essa estratégia está sendo utilizada por muitas empresas de todo o mundo que visam superar a crise.

Foco na produtividade

É extremamente importante manter um acompanhamento dos resultados. Por causa da crise, é de sumária importância que sua empresa esteja com sua eficiência em dia em todos os setores.

Crie bons indicadores de desempenho para medir constantemente a produtividade dos seus setores, de forma a encontrar os gargalos que poderiam trazer mais riscos para sua empresa na situação da crise.

Gestão financeira e corte de custos

Em uma postagem recente, o SEBRAE trás dicas de como equilibrar a gestão financeira empresarial nesse momento delicado em que vivemos.

Cortar custos menos prioritários na sua empresa é uma forma de fazer com que seu caixa dure mais. Com a aplicação do home office, custos variáveis como água e luz tenderão a diminuir significativamente, e dessa mesma forma é necessário buscar por outras formas de diminuir a saída de caixa e despesas.

Resumidamente, torna-se indispensável analisar os contextos do seu modelo de negócio e sua capacidade de gerar receita e cobrir suas despesas, prevendo sempre flutuações negativas e se preparando para elas.

 

Adaptação de processos

Cada empresa conta com seus processos únicos, mas uma coisa é certa: com o contexto da crise, quem não adaptar o máximo que puder do seu modelo de negócio, terá perdas significativas.

Mudar em alguns aspectos como a sua empresa funciona é essencial, levando em consideração sempre a sua segurança, dos seus colaboradores e clientes. Com um bom redesenho dos seus processos, é possível garantir um bom desempenho até com uma crise global instaurada.

É importante entender profundamente seus principais processos e remodelá-los da melhor forma possível, mantendo o máximo de qualidade e desempenho. Por causa dessa necessidade de adaptação, é importante ter as melhores ferramentas que proporcionem mudanças inteligentes.

 

O que podemos fazer por você

Tendo em vista a demanda que os clientes da sua empresa têm por um atendimento de qualidade mesmo com o contexto do coronavírus, a JD System está disponibilizando um Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) da mais alta qualidade, gratuito por três meses.

Conforme já destacamos em outra postagem, manter um bom relacionamento com seus cliente é um diferencial importante no mercado competitivo de hoje. Por isso, principalmente agora que muitas empresas estão com dificuldades nesse processo, o Vinty CRM é a solução para sua empresa entregar mais valor agregado aos seus serviços/produtos e dessa forma, facilitar o desafio de superar a crise.