Funil de Vendas/Leads

funil de vendas

O que é o Funil de Vendas?

 

O Funil de Vendas (ou pipeline) é a representação dada a toda a jornada que seu potencial cliente traçou, desde o momento inicial, com o primeiro contato, até o momento final, a conversão da venda em si.

Esse funil é separado em 3 momentos, topo do funil , meio do funil e fundo do funil.

 

As etapas do Funil de Vendas

 

O começo/Topo do funil


O topo do funil é o momento de descoberta, onde seu potencial cliente ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço e não tem conhecimento sobre sua marca.  

 Geralmente os contatos nesse momento são mais para mostrar que o cliente possui um problema e que possivelmente ainda é desconhecido para ele, sua função é exaltar essa questão e guiá-lo para que no futuro se torne um cliente.

Nessa fase você precisa nutrí-lo com e-books, webinars e materiais à fim de educá-lo.

Tanto no funil de vendas como no funil de leads essa etapa possui o mesmo objetivo, tendo a diferença que no momento em que o ainda é Lead, ele precisa de informação e de maneira nenhuma o seu produto deve ser empurrado para ele, ainda é muito cedo, geralmente essa etapa é voltada para a equipe de marketing.

 

Meio do funil

 

É aqui que o cliente já tem ciência do seu produto, onde os contatos já se ampliaram e você possui algumas informações sobre ele. Esse é o momento no qual você já tem a atenção dele e já despertou o seu interesse, agora é só despertar o desejo dele, tentando mostrar que possui a solução dos problemas apontados na fase anterior do seu funil.

Nessa fase, no funil de vendas, sua equipe comercial precisa estar bem preparada para uma apresentação que mostre bem seu produto e que ele é único! 

 

Parte inferior/final do funil

 

Aqui seu potencial cliente já está com todos os sentidos voltados para você, tanto atenção, como interesse e desejo. Você conquistou a confiança, basta o último passo para realizar a conversão, a ação. Esse ciclo termina quando o potencial cliente compra seu produto e se tornar o cliente. Neste momento ele entra em um novo ciclo, o pós-venda.

 

Pós venda: A continuação do serviço

 

Nesse novo ciclo você precisa se esforçar para mostrar para seu cliente que você se importa com ele e que ele é importante pra você. Mas por quê ter tanto desgaste com um cliente já convertido? A resposta é mais simples que você imagina, a retenção de clientes. Assim como relacionamento interpessoais, como a KlickPages mostra neste artigo, o seu cliente também precisa de atenção, caso ele não seja ouvido, ele irá terminar a relação e você nem saberá o porquê. Com uma ferramenta como um SAC, utilizada por Vinty CRM, você conseguirá acompanhar toda a trajetória e medir o nível de satisfação do seu cliente, sem que ele abandone seu produto e migre para a concorrência.

 

Retenção e revenda

 

Além da retenção de clientes, você consegue trabalhar com revenda, como? Com o controle dos níveis de satisfação e necessidade do seu cliente você consegue trabalhar a venda de novos produtos para ele ou quem sabe de um pacote diferente do já contrato, um pacote mais personalizado. 

Mas como avaliar o nível de satisfação do seu cliente? Algumas empresas utilizam técnicas como ligação direta para os clientes e fazem diversas perguntas como nível de satisfação, recomendação da marca, existências de reclamações e sugestões. Porém através dessa via você acaba precisando de um profissional dedicado somente a ligações nos quais sempre há respostas.

Esse processo pode ser otimizado, basta criar novas vias de comunicação para seu cliente, sabemos que e-mail, telefone e Whtasapp podem te ajudar porém todas essas vias são incompletas, aquelas que possuem fácil acesso, não possuem registro do histórico e as que possuem registro são mais complicadas de estabelecer um diálogo.

Por isso uma área dedicada para seu cliente é necessária, semelhante a utilizada por Vinty CRM, que além de possuir uma nova via de comunicação é totalmente integrada com o ambiente de pós-venda.

 

A solução que se encaixa na necessidade

 

Só você conhece seu negócio e a maneira no qual a venda é convertida, sendo assim você precisa de uma ferramenta que te adiciona, que otimize seu tempo e que seja flexível às suas necessidades.

Independente do seu segmento ou do tipo do seu negócio um funil deve ser bem estruturado e organizado para que o fluxo de venda não possua gargalos que afetem sua conversão.

Como o Vinty CRM que possui uma estrutura customizável de acordo com o seu negócio, além de te dar um modelo padrão que mitiga os gargalos, ele se adapta ao seu negócio de acordo com os níveis do seu funil.